
O R11 não foi lançado mas já tem gente sabendo mais da vela que os próprios projetistas! Vendo tantas perguntas a suposições, pesquisei algumas informaçoes pra ajudar a entender o que deverá ser o ” Baby Shark”.
A foto publicada do bordo de ataque da vela não é a única diferença e o R11 ainda conserva algumas caracteristicas do R10. A estrutura interna e distribuição de linhas é praticamente a mesma. Foram feito reforsos e o tecido do intra não é mais o 27g/m² e sim o 36g/m²; visando permitir manobras de descida rápida(espiral) e maior resistência em reaberturas pós colapsos. Terá duas versões de linhas( um Set de linhas CIVL- atendendo as exigências FAI e um set de linhas para outras competições), e mesmo assim, com o Set de Linhas CIVL o R11 terá maior performance que o R10.
O R11 não tem talas de carbono, o AR(aspect Ratio) é o mesmo do R10 e terá um peso cerca de 200gr maior. O perfil é sem dúvida o que mais chama a atenção(dada a foto divulgada), mas existem outras mudanças, ainda não reveladas, que somadas ao perfil inovador permitem a vela voar com velocidades cerca de 10km/h a mais que o R10 nas mesmas condiçoes de voo.
Vamos esclarecer então, que a velocidade de mão alta e final do R11 é praticamente a mesma do R10. O que muda é sua maior estabilidade e resistência a colapsos quando acelerado em situações de turbulência, permitido mantê-lo mais acelerado que o R10 e resultando em média 10km/h a mais de velocidade nas mesmas condiçoes de voo.
Seu comportamento em voo é ainda mais dócil que o R10, os freios ainda mais fáceis de acionar, melhor subida nas térmicas e muita estabilidade acelerada( Luc Armant diz: “pode assustar e causar desconfiança mas ele é estável mesmo, é a realidade!!!”).
Bem, espero ter ajudado a esclarecer um pouco as dúvidas que temos a respeito do “Baby Shark”. O artigo condensa as informações passadas pelo Luc Armant sobre o R11!
Nenhum comentário:
Postar um comentário